Regulamento Mostra Cultural e Científica 2010 SESI

29 de outubro de 2010


TEMAS:
Matutino – Feira das Profissões

Vespertino – Ciência e Tecnologia


  1. Objetivo Geral
Possibilitar o envolvimento dos alunos no universo cultural e científico, desenvolvendo habilidades relacionadas à comunicação (leitura, interpretação de várias linguagens, escrita e expressão oral) e ao estabelecimento de relações (análise e interpretação de fatos e idéias, mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas), aspectos fundamentais para o enfrentamento e a resolução de situações em qualquer área do conhecimento.

  1. Áreas de Conhecimento e Atribuição Geral
São duas as áreas de trabalho e conhecimento fundadas sob a égide da Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação, inserindo a liberdade autônoma, dada pela legislação a cada escola, estabelecendo-se esta divisão:
·      LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS;
·      CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS;
·      CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS;
·      MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
Todas as áreas terão como atribuição geral proporcionar debate sobre temas intrínsecos e específicos dos seus devidos componentes curriculares supracitados, a fim de buscar idéias geradoras a serem desenvolvidas pelas turmas e que obedeçam ao seguinte princípio: o tema deve ter caráter voltado para o teor científico.

  1. Objetivos Específicos
·         Leitura, produção, interpretação, análise e discussão de textos de natureza variada.
·         Coleta, seleção e organização de informações, resumo e exposição de opiniões críticas, defesa de pontos de vista e opiniões de forma oral e escrita.
·         Utilização de linguagem científica e artística.
·         Utilização do conhecimento apreendido ao longo do ano letivo na construção de argumentos para explicação e justificativa de opiniões e idéias.
·         Trabalho em grupo, com vistas à superação de conflitos de interesses pessoais em benefício da turma.




  1.  REGULAMENTO GERAL
4.1. Participantes
É obrigatória a participação e a freqüência de todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, sendo-lhes impostas as seguintes regras gerais:
  • Os alunos do turno matutino deverão se dividir em três grupos. Cada grupo deverá apresentar um trabalho.
  • Os alunos do turno vespertino deverão se dividir em dois grupos. Cada grupo deverá apresentar um trabalho.
  • Não será permitida a formação de grupos com alunos de turmas diferentes.
  • Os alunos deverão sujeitar-se às regras deste regulamento.
  • A não participação do educando acarretará nota zero.

4.2. Datas e Local
4.2.1. Inscrição dos grupos de alunos, já com o tema definido: 20 de outubro (inscrição feita em formulário próprio e entregue aos professores regentes).
4.2.2. Entrega do projeto de trabalho: 20 de outubro, impresso e o arquivo em CD ou Pen Drive.
4.2.3. Apresentação do trabalho ao público e avaliadores: 29 de outubro.
4.2.4. Local da apresentação dos trabalhos:
a) Ensino Fundamental: Pátio e refeitório;
b) Ensino Médio: Pátio e quadrinha.
4.2.5. No caso dos outros trabalhos, havendo a necessidade de um local especial para a apresentação, deverá ser feito um pedido por escrito e entregue junto com o projeto para análise da comissão organizadora.

4.3. Trabalhos
4.3.1. Os trabalhos versarão sobre os seguintes temas: “PROFISSÕES (ensino médio) e CIÊNCIA E TECNOLOGIA (ensino fundamental)”. Dentro desse contexto, cada turma deverá desenvolver um tema de cunho cultural e científico, verificado pela comissão organizadora.
Por fim, é imprescindível a correlação do trabalho com os conteúdos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, devendo esta ser especificada no projeto escrito.
4.3.2. Cada série terá seus trabalhos orientados pelo professor regente, conforme especificação abaixo:

4.3.3. Cada grupo deverá apresentar um projeto geral do trabalho, seguindo as normatizações das partes do projeto constantes do item 4.3.4.
4.3.4. Na elaboração dos projetos, os educandos deverão destacar os seguintes pontos:
a) Delimitação do tema;
b) Objetivo geral;
c) Objetivos específicos;
d) Referencial teórico (resumo do assunto ou primeiras idéias sobre o assunto escolhido);
e) Referências bibliográficas (livros, revistas, jornais, sites da Internet, filmes, etc).

5.                AVALIAÇÃO
5.1. Os trabalhos valerão 1,0 (um) ponto para as turmas do matutino e 2,0 (dois) pontos para as turmas do vespertino, distribuídos a critérios do professor regente.
5.2. A nota final será atribuída em cada um dos componentes curriculares.
5.3. A nota final do projeto será extensiva a todos os alunos envolvidos na sua elaboração, podendo haver diferenciação desta em função da análise, pela comissão organizadora, professor regente ou pelo grupo.
5.4. As apresentações dos trabalhos serão avaliadas por professores, coordenadores, administrativos e convidados.
5.5. Serão analisados e avaliados os seguintes aspectos:
1. A problemática abordada pelo grupo é definida de forma clara e precisa?
2. Os recursos visuais (tabelas, gráficos, cartazes, maquetes etc.) foram suficientes e coerentes com a apresentação do trabalho?
3. Na apresentação do trabalho, é demonstrado conhecimento do assunto?
4. Há uma conclusão que responde ao problema proposto no trabalho?
5. A comunicação do trabalho foi clara e objetiva, tendo sido utilizado o tempo disponível de forma adequada?

6.                ASPECTOS GERAIS
6.1. Todos os trabalhos deverão ficar expostos das 9 h às 15 h.
6.2. O grupo deverá permanecer sempre junto no espaço de apresentação de seu projeto. A não presença de algum componente acarretará na perda de pontuação do grupo.
6.3. No dia 29 de outubro, o controle de freqüência será feito pelo professor regente.
6.4. Cada grupo deverá indicar um representante que será o responsável pela intermediação com a comissão organizadora, para efeito de resolução de qualquer pendência.
6.5. Todos professores deverão orientar a execução dos trabalhos sempre que solicitados.
6.6. A preparação dos trabalhos deverá ocorrer em horário extraclasse e a montagem será no dia 29/10, das 07h às 09h e desmontagem e limpeza dia 29/10, das 15h às 17h, acarretando perda de pontos, em caso de atraso tanto no início como no término do horário estipulado.
6.7. Com exceção dos ambientes da escola, os materiais utilizados nas montagens das apresentações científicas e artísticas serão de inteira responsabilidade dos grupos.
6.8. Os casos não previstos neste regulamento serão analisados por uma comissão composta por um representante de turma ou de grupo, pelos professores da área e pela direção.
6.9 Acompanhar a organização:
  • Bancas e mesas enfileiradas tomando todos os espaços disponíveis.
  • Os alunos não poderão utilizar mais do que o espaço determinado pela organização.
  • Os trabalhos que necessitarem de apresentação terão horários determinados pela organização da feira, sendo que após a apresentação os mesmos terão de se encontrar em seus estandes para possíveis esclarecimentos da banca e visitantes.
  • O relatório do trabalho será um vídeo, de no máximo 3 minutos, produzido pelos próprios alunos sobre o trabalho a ser apresentado;
  • Os relatórios serão apresentados em seqüência no Data Show no dia da feira;
  • Os alunos deverão participar da feira devidamente uniformizados;
  • Os convidados deverão ser identificados na portaria da escola, sendo conhecido como convidado apenas PAIS DE ALUNOS;
  • Os alunos não poderão comparecer no contra turno para organização dos trabalhos, a não ser acompanhado do professor responsável





Comissão Organizadora:
Diretora: Elza Augusta Fleury Viana
Coordenadora Pedagógica: Tatiana Cláudia Goulart
Psicóloga: Mariana Martins Mesquita
Coordenadora Pedagógica: Elisângela de Souza Santana Queiroz
Coordenadora Pedagógica : Elisa Vaz Borges
Professor (a): Diângelo C. Gonçalves
Professor (a): Josicleia Barbosa de Moraes
Professor (a): Diogo Nery Maciel
Professor (a): Sara Francielly Pereira Vaz

Postagem : Pedro ;*